Hoje eu vou mostrar pra vocês como foi o cantinho do estudo ontem. Samuel estava um pouquinho cansado e não quis fazer tudo o que eu tinha preparado, então respeitei e fui fazendo só o que ele aguentava. É muito importante que ele sinta que não é obrigado, ou vai começar a perder o interesse. Segunda-feira é o dia que eu reforço o português, então foi o dia de aprender a família do J. Na verdade ele já sabe ler quase todas as famílias, então o lance é praticar mais a escrita, observar palavras que tenham a letra estudada, coisas desse tipo.
E vamos as fotos!
Eu começo mostrando a ele uma folha com a letra e sua família, ele lê e depois cola na parede.
Nessa folha, ele cobriu e praticou a escrita da letra.
Agora uma cópia da família em maiúscula e minúscula, mas só a cursiva que é mais complicada.
Depois ele formou algumas palavras.
Essa parte é uma interpretação de texto.
Uma cruzadinha! Ele adora essas atividades.
Terminamos com um joguinho de palavras que montei.
Detalhes e dicas:
Foto 1: Tente fazer a criança lembrar palavras com a letra em questão. Diga coisas tipo "olha J de jacaré, j com a faz "ja" de jacaré. Você consegue lembrar mais alguma palavra com J?" Faça ela pensar ao invés de dizer tudo pra ela.
Foto 2: Ele escreveu as 4 formas da letra (maiúscula, minúscula, cursiva e máquina), mas cuidado para não sobrecarregar a criança. Lembre que ela já passou um dia inteiro na escola, está cansada e se você forçá-la a fazer, ela vai perder o interesse.
Nessa folha ele só cobriu 2 de cada.
Fotos 3 e 4: Novamente, cuidado na quantidade.
Foto 5: Nesse exercício, ele tinha que completar a palavra com ja, je ,ji, jo ou ju. Se houver dificuldade, tente fazê-la, tentar encaixar uma por uma e ver se faz sentido.
Exemplo: ___bóia. Fale: tente j com a, ela vai ler "jabóia", você pergunta: isso é alguma coisa? Não, então tente j com e... Assim até ela acertar.
Foto 6: É importante, deixar que ele leia sozinho, apenas ajudando quando houver dificuldade, mas sem ler pra ele.
Fotos 7, 8, 9 e 10: Colocando tarefas divertidas e que a criança goste, você atrai mais a atenção, e tudo flui com mais facilidade.
Foto 11: Esse joguinho era simples. Imprimi e recortei várias sílabas e arrumei na mesa. Ele escolhia duas ou mais para formar uma palavra. Como ele já estava cansado, e tinha feito muita coisa, não quis jogar muito. Mas hoje pela manhã, ele pediu pra fazer novamente.
Por hoje é isso, teremos matemática mais tarde e amanhã mostro tudo pra vocês, ok?
Adorei as dicas, sobretudo quando você salienta a importância de induzir a criança a pensar. Tem muita gente que não tem paciência de esperar o raciocínio dos "pimpolhos" e acaba dando todas as respostas para acabar logo com a tarefa. Não sabem o quanto prejudicam o pequeno cidadão, limitando sua capacidade de desenvolver ideias, senso crítico e seu potencial criativo. No Ensino, por mais simples que seja a tarefa, requer-se amor, por parte do orientador, para se extrair o melhor da criança, no ritmo dela.
ResponderExcluir